Perguntas frequentes

O que é um Ooty?


Ooty é a nossa marca de estruturas de alojamento em madeira, com um design caracteristico e uma perspectiva de construção contemporânea, pré-fabricada, de baixa pegada ecológica e alto rendimento. Produzimos e comercializamos modelos de micro alojamento, alojamentos modulares amovíeis e casas (imóveis) pré fabricados.




Um Ooty precisa de Licenciamento?


Depende do que o cliente pretende. Podemos construir uma unidade de micro-alojamento ou um Ooty modular como um equipamento de alojamento sem carácter de permanência, como um "mobile home" ou caravana e nessa perspectiva está isento de licenciamento, uma vez que o licenciamento é feito sobre imóveis apenas. ou Podemos construir um Ooty modular como uma Edificação, com algumas adaptações necessárias à construção de um imóvel, ou os nossos modelos de casas que cumprem as normas da construção e de acordo com o artigo 2º do RJUE, sujeito a licenciamento.




O Ooty é transportável?


Um ​Ooty é divisível, para transporte, em sobreposição, por camião ou contentor marítimo. Assim, os custos de transporte e armazenamento são significativamente inferiores em longas distâncias e permite-nos exportar quer os modelos mais pequenos quer os nossos imóveis. Os módulos de micro alojamento Ooty bem como os módulos do sistema eXPand, tem dimensões que foram estudadas para circulação em estrada, montados, sem necessidade de batedores ao transporte, quando montados, a sua deslocação é feita utilizando um camião de transporte de preferência com grua de modo a simplificar a sua instalação e será este o método preferivel para entrega uma vez que não obriga à deslocação de mão de obra e máquinas para montagem no local. Já os nossos imóveis obrigam a uma montagem obrigatória de elementos no local.




Que tipo de manutenção preciso de ter com um Ooty?


A Ooty preocupou-se muito com esta questão, pretendemos que os clientes tenham acesso a um equipamento de qualidade aliado a uma imagem que nos define. Para isso selecionamos um leque de materiais de pouca ou nenhuma manutenção na composição das nossas estruturas base e mesmo quando se trata de madeira no exterior preocupamo-nos que esta tivesse a melhor garantia de qualidade e fosse preparada exactamente para essa função com o minimo de manutenção possível. Com as nossas madeiras para exterior, apresentamos uma selecção de madeiras de qualidade e tratadas para o efeito, mas se quiser evitar a oxidação natural da madeira que lhe confere uma tonalidade mais acinzentada, deve então, à semelhança da pintura de uma parede rebocada por exemplo, proceder a uma manutenção simples e esporádica à base de protector de madeira ou óleo, num intervalo aconselhavel de cerca de 3/4 anos, dependendo do local onde este estará instalado. Materiais como o Shingle, Viroc, etc, pensados estratégicamente para os elementos mais expostos, não necessitam de qualquer tipo de manutenção. Nos nossos modelos imóveis e modulares, os materiais opcionais como o capoto, cortiça, aluminio, etc, terão as manutenções inerentes ao material que deverá seguir num plano de manutenção e informação sobre os materiais que o compõe.




Um Ooty é contruido em madeira, devo preocupar-me com incendios?


A propagação dos incêndios é infelizmente um martirio, independentemente de se tratarem de estruturas de Madeira, Betão, Aço, etc. Curiosamente e ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam a madeira utilizada na construção, que cumpra as normas internacionais, tem um comportamento de resistência ao fogo muito surpreendente e é mesmo um material de eleição como subestrutura, de acordo com os relatórios dos profissionais de combate mais experientes. Isto porque ao contrário do betão e do aço, a estrutura em madeira aguenta muito mais tempo o seu peso em caso de incêndio do que os restantes que tem uma tendencia ao colapso muito mais rapidamente, além disso produz fumos menos tóxicos, que são o maior motivo de morte em incendios, o que permite uma melhor possibilidade de fuga. A Ooty. constroi todas as suas estruturas em madeia de acordo com o Eurocódigo 5.




Qual a durabilidade de um Ooty?


No nosso país a construção em madeira perdeu-se no tempo, a estrutura de madeira que era tradicional na nossa construção principalmente em lajes e coberturas, perdeu-se para o betão. Hoje retoma a sua posição com o avanço tecnológico da construção em madeira. É preciso relembrar que a construção tradicional de grande parte dos países mais desenvolvidos do mundo é em subestrutura de madeira, desde os EUA, Canadá, países asiáticos como o Japão ou países nórdicos da Europa. Além de todas as vantagens já mencionadas atrás, a plasticidade da madeira, a sua resistencia natural à compressão como à tensão, a inexistência de pontes térmicas neste tipo de construção e a rapidez com que é executada, permite dar a melhor resposta possível à procura do mercado. Aliado a isto fica a indubitável sensação de pertença e conforto que a madeira nos proporciona e que não sentimos da mesma forma com o aço e o betão. A tecnologia aplicada à construção, permite hoje criar naves enormes com estrutura de madeira como vemos por exemplo em Piscinas municipais ou na arena do parque das nações em Lisboa, madeiras lameladas, madeiras com o veio cruzado, tratamentos quimicos e naturais, tempos correctos de secagem e o própria industria florestal com um acompanhamento e aperfeiçoamento das espécies tem criado madeiras que se correctamente aplicadas permitem uma durabilidade até mesmo superior à do betão, com manutenções muito reduzidas ou inexistentes.




Qual a garantia que um Ooty tem?


A Ooty. oferece uma garantia de 5 anos de acordo com a legislação em vigor para construção, independentemente de se tratar de um imóvel ou de um equipamento. Contudo a nossa selecção de materiais tem as suas próprias garantias e nesse sentido temos alguns revestimentos exteriores como madeira termotratada com 30 anos de garantia ou telhas Shingle com 25 anos de garantia, por exemplo. Temos contudo a certeza que desde que haja algum cuidado com um Ooty, deixará um legado aos seus herdeiros por algumas gerações.




Que vantagens tenho em adquirir um Ooty face à construção tradicional?


As vantagens são inúmeras. Construção sustentável, ecológica, classe térmica elevada, a subestrutura em madeira não tem pontes térmicas, imagem apelativa e contemporânea, capacidade de crescimento a longo prazo, rapidez na construção, factores económicos já que conseguimos valores mais em conta pela construção pré fabricada com qualidade e poderá optar pela aquisição somente do espaço que precisa no momento e, não só mas também, porque passa a pertencer a um restrito clube de pessoas conscientes que se preocupam não só com o aspecto do seu espaço como com toda a envolvente inerente a este tipo de construção e a sua baixa pegada ecológica. Na Ooty, somos uma familia, uma empresa onde poderá sentir o apoio e a confiança que precisa ter na estabilidade do seu espaço pessoal. Trabalhamos todos os dias no sentido de melhorar continuamente os nossos produtos para que possa ter orgulho em ser proprietário de um Ooty, reconhecendo-a como uma marca de excelência!




Um Ooty é ecológico?


Sim, é um tipo de construção sustentável e preocupado com o meio ambiente, cada vez mais temos de ter a noção de sociedade responsável e preocuparmo-nos com a nossa pegada ecológica, afinal, podemos trocar de casa mas é bem mais complicado trocar de planeta!





Black Oak 3.png

© 2015 by Black Oak Company group

Growing.png
Timberman.png
Ooty Logo Promo2.png